terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Campismo

Acampamento é um local onde são armadas/montadas barracas ou tendas, geralmente com proximidade à natureza onde toda a infra-estrutura é levada pelos campistas, tal prática é conhecida por campismo.



Quando falamos em acampar, essa simples palavra pode gerar diferentes impressões em cada pessoa. Mas na verdade existem diferentes tipos de acampamentos e cada tipo de acampamento está ligado ao perfil de cada campista.


Tipos de Acampamento

Selvagem: É aquele que acontece em locais ou áreas naturais, sem qualquer estrutura, simplesmente em meio à natureza. Costumam ser realizados por pessoas que gostam de se afastar dos centros urbanos e curtir o contato com o meio ambiente em seu estado mais primitivo. Não tem tomada, nem banheiro, nem nada de infraestrutura. No local, só vai ter aquilo que você mesmo levar.

Estruturado: Basicamente, é quando se trata de um camping organizado com infraestrutura. Mas neste caso é preciso tomar cuidado! Pois existem campings com infraestrutura de fazer inveja a muitos hotéis. Possuem piscinas, restaurantes e muito mais. Mas em compensação existem muitos campings que nada mais são que um simples terreno com um banheiro caindo aos pedaços, porém o proprietário chama esse terreno de camping.
Neste caso, há não ser que você seja um aventureiro disposto a enfrentar qualquer tipo de imprevisto, aconselho a pesquisar na internet em bloggs de campistas e redes sociais por exemplo, informações de quem já conhece o camping que você deseja conhecer.

Barraca: É a forma de acampar mais difundida aqui no Brasil. Existem também barracas de todos os tipos, tamanhos, pesos e qualidades. Há barracas com grandes estruturas e divisões de quartos, ideais para famílias inteiras, e há aquelas pequenas o suficiente para abrigar apenas uma pessoa deitada e nada mais. Acampar com barraca é uma opção muito versátil: há quem passe um mês acampando com barraca em um camping estruturado em uma praia badalada, e há também quem a use para fazer travessias de dias e dias em lugares isolados e longe da civilização. Com conhecimentos técnicos e uma barraca leve, você ganha a liberdade de chegar em praticamente qualquer lugar que seus pés possam te levar.
Claro que você vai precisar ter um equipamento (a barraca) adequado ao seu estilo de camping.

Motor home e Trailer: Existe uma grande variedade de tipos de trailers e motor homes (e outros veículos motorizados que se transformam em um local para dormir), principalmente fora do Brasil, mas aqui também tem várias opções. Alguns motor homes são realmente grandes e extremamente confortáveis, ideais para pessoas que precisam de um pouco mais de estrutura, mas que mesmo assim não querem deixar de viajar e estar em contato com o meio natural.
Uma característica é que, apesar de dar bastante autonomia para os campistas se deslocarem para diferentes lugares, ele fica limitado a ir apenas até onde chegam as estradas.
Na verdade, acampar com trailer ou motor home é um segmento específico dentro do Campismo que pode ser chamado de Caravanismo, embora esse termo não seja mais muito utilizado.
Bivaque: É quando se acampa sem usar barracas. Pode-se dormir direto sobre as estrelas, usar algum abrigo natural, alguma lona ou, ainda, utilizar redes. Bivaques costumam ser realizados em situações em que a pessoa não pode carregar grandes quantidades de equipamentos. Mas para realizar esse tipo de acampamento, é importante que a pessoa tenha conhecimento sobre o clima e o local onde pretende pernoitar, para que não passe a noite ao relento, debaixo de chuva.







Nenhum comentário:

Postar um comentário